Evangélio de João 3,22-30
Em todo o Novo Testamento é a primeira e única vez que o leitor é informado de que Jesus também batizava.
Que batismo era o que Jesus realizava, o texto não nos diz, pois o interesse era dirimir a dificuldade dos discípulos do Batista, que suspeitavam de concorrência entre Jesus e João.
O texto é ocasião de afirmar a identidade de um e outro: João é o precursor do Messias e Jesus, o Messias; Jesus o "noivo", João, amigo do noivo, que se alegra com a sua voz.
O v. 30 faz lembrar o paralelismo com que os "evangelhos da infância", segundo Lucas, são construídos com a finalidade de afirmar a superioridade de Jesus sobre João Batista.
Carlos Alberto Contieri, sj
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Vivendo a Palavra
" É importante penetrarmos no contexto lido para entender a transição que ocorria: os tempos haviam chegado à plenitude e o Pai, realizando a promessa, enviara seu Filho Unigênito para implantar o seu Reino.
Os homens ainda se apegavam à Lei de Moisés, mas o Cristo já vivia e proclamava a Lei do Amor. "
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