pombo

pombo

.

.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Jesus e as Suas Parábolas - I parte







"Falo-lhes por parábolas, porque, vendo, não vêem e, ouvindo, não escutam e não compreendem." Mateus, 13:13



PERGUNTA: - Por que Jesus ensinava o Evangelho através de parábolas?


RAMATÍS: - O Mestre Jesus costumava explicar aos apóstolos qual era o seu intuito em ensinar as gentes através de graciosas e fascinantes parábolas, quando assim dizia:

"Falo-lhes por parábolas, porque não estão em condições de compreender certas coisas. Eles vêem, olham, ouvem e não entendem. Fora, pois, inútil tudo dizer-lhes, por enquanto".

Em verdade, Jesus preocupava-se especificamente nos seus ensinamentos quanto à natureza espiritual do homem, e não propriamente quanto às tricas e aos acontecimentos transitórios concernentes à vida humana.

Através de sua comunicação entrecortada de figuras e ocorrências do mundo físico, ele ativava o conhecimento dos princípios superiores espirituais, mas sem violentar os costumes judaicos e afastar os ouvintes mais intolerantes. 

Sob o invólucro exterior das configurações do mundo físico, se ocultava o ensinamento esotérico do futuro e específico à natureza do espírito imortal.



Através da vestimenta das parábolas Jesus orientava o homem da época, e de todas as épocas futuras, o modo de dinamizar as suas forças espirituais e sublimar-se por intermédio dos próprios fenômenos da vida humana.

Expunha as leis definitivas cósmicas, contando historietas prosaicas dos fatos cotidianos, sem violentar o livre-arbítrio de ninguém, e a cada um assimilando conforme o seu grau evolutivo.

Alertava e apurava a mente do homem, enunciando as parábolas que, então, proporcionavam ensejos de se efetuar as ilações superiores.


Do livro: “O Evangelho À Luz Do Cosmo” 
– Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário