pombo

pombo

.

.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Preparemos o caminho do Senhor com humildade






Tudo começou a partir do Batismo de Jesus. Entendemos, dessa forma, que o Senhor só começou Seu ministério após ser batizado, mostrando, assim, a importância de sermos batizados e de batizarmos, como fizeram João Batista e, posteriormente, os discípulos de Jesus, batizando os adultos que se arrependiam de seus pecados.

Mas você pode se perguntar: “Por que Jesus foi batizado se Ele não tinha pecado?”. João também questionou isso e Jesus lhe respondeu: “… deixa por agora, porque assim convém cumprir toda a justiça…” (Mt 3,15).

Creio que, ali, o Senhor não deixou margem alguma para alguém argumentar que não se batizaria, porque o Cristo também não havia sido batizado.

No dia seguinte, após o batismo de Jesus, estavam João Batista e dois dos discípulos vendo o Mestre passar. João, então, disse a eles: “Eis o Cordeiro de Deus!” (Jo 1,36).

O Evangelho de João realça a íntima relação entre os ministérios de João Batista e de Jesus.

Após ser batizado por João, Jesus reúne Seus primeiros discípulos: André, Pedro, Filipe e Natanael, dentre os discípulos de João Batista. Com eles, segundo este Evangelho, Jesus inicia Seu ministério na região da Judeia.

Os discípulos do Batista vêm a ele comunicar este fato. João reconhece a graça presente em Jesus e dá testemunho da Sua autenticidade. Ele tem consciência de que veio para preparar o caminho do Senhor, e não para se constituir um obstáculo.

André – um dos dois que estavam com João Batista – chama agora Simão, seu irmão, e lhe diz ter encontrado o Messias.

Como fez João Batista devemos sempre apresentar Jesus àqueles que ainda não O conhecem, pois os dois discípulos esperavam por aquele momento e, logo, seguiram o Mestre.

Quantos estão nesta situação, apenas esperando-nos apresentar-lhes Jesus?

Eles queriam conhecer melhor o Senhor, saber onde Ele morava. Temos de ter essa sede de conhecê-Lo, pois a Palavra nos diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os 6,3). Jesus os aceitou e nos aceita também. Foi Ele quem nos escolheu e não nós a Ele.

Jesus chamou Simão pelo nome, testificando o poder que havia n’Ele. Cristo também conhece a você pelo nome. Ele mudou o nome de Simão para Pedro, mas, ainda que Ele não mude o seu nome, Ele faz de você uma nova criatura.

Aliás, o autêntico missionário é aquele que, com humildade, prepara o caminho e, depois, alegra-se ao perceber a ação de Deus na comunidade pelos carismas ali manifestados pelas iniciativas de seus membros.


Padre Bantu Mendonça
http://blog.cancaonova.com/homilia/2013/01/12/



.

2 comentários:

  1. Meru
    Retornei com mais calma para poder, melhor apreciar o seu blog. Além de muito bonito, você escreve, de uma forma que me encanta. Senti muita ternura nas suas poesias.

    "Pelo menos hoje, venhas em silêncio...
    Que te aceito como de facto és."

    Voltarei outras vezes e pedindo permissão, passei a segui-la.
    Um abraço fraterno

    ResponderEliminar
  2. Qi Élys.

    Sei que é terde, mas melhortarde que nunca. Só agora vi esseseu comentário, perdoe-me por não tê-lo respondido antes!

    Quando deixamos os comentários livres acontece isso, alguém comenta e não percebemos.

    Grata por suaslindas palavras, sempre tão gentis e além doque mereço.

    Que você volte sim, pois é sempre bem vindo.

    Um grande beijo.

    ResponderEliminar