Quando o Espírito Santo entra em nós, Ele fica preso por uma casca chamada alma ou ego. Porém a casca tem que ser quebrada por obra da cruz, isto é o processo chamado de quebrantamento, temos que desaparecer, para a vida de Deus brotar e produzir fruto.
Ao pensarmos na cruz, logo imaginamos todo o sofrimento que Jesus viveu...Flp 2:8 - "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."
Entretanto todos nós que seguimos a Jesus temos que levar a nossa cruz, tomar a cruz é algo que não merecemos e Jesus também não mereceu.
Sabemos que a morte de cruz trouxe humilhação, vergonha, dor para Jesus e se quisermos ser seus discípulos temos que nos quebrantar indo diretamente para cruz , e ir para cruz exigirá de nós renunciar muitas coisas e como temos hábitos da velha natureza em nós , não será fácil tal renúncia...
A Bíblia nos diz em Luc 14:27- "E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo".
Achei muito interessante o significado da palavra discípulo, "ser discípulo é ser aprendiz, é seguir os passos, é escutar ensinamentos, é deixar-se guiar, é confiar em quem vai à frente ".
Ao sermos seus discípulos, que tipo de discípulos estamos refletindo no nosso dia a dia?
A Bíblia é bem clara quando nos exorta a andar como Cristo andou 1 João2-6 "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou."
E muitas vezes somos discípulos de Jesus no que nos é conveniente, mas precisamos ser libertos do nosso ego, deixarmos a velha natureza para traz e negar a nós mesmos todos os dias para seguí-lo fielmente.
Precisamos andar com transparência diante de Deus, vivendo uma vida de quebrantamento diário, pois certamente mais cedo ou mais tarde tudo que estiver oculto virá a luz...
Eclesiastes 12-14 "Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau".
Somos responsáveis por nossas ações diante de Deus, e o Senhor nunca nos deixará desavisados quanto ás nossas atitudes, seja falando-nos, usando seus servos, enfim não poderemos chegar diante de Deus justificando nossos erros, pois, quando Deus exerce o seu juízo, veio antes a sua misericórdia.
AD
.